Tipos de Clareamento

Tipos de Clareamento:

O clareamento pode ser realizado de duas maneiras principais. O clareamento caseiro, onde é confeccionada uma moldeira de silicone, a partir de um molde realizado da boca do paciente e o clareamento a laser, realizado no próprio consultório dentário.

No clareamento caseiro o paciente recebe uma moldeira de silicone e o gel clareador para ser utilizado em casa. Durante duas a três semanas o gel é colocado dentro da moldeira, que é colocada sobre os dentes, diariamente, por volta de 30 minutos a 1 hora. O dentista supervisionará o paciente durante o tempo do clareamento. A sensibilidade no dentes é pequena ou quase inexistente nessa modalidade de tratamento.

Já no clareamento a laser, o paciente realiza o tratamento no próprio consultório durante 3 ou 4 consultas. Como a concentração do gel clareador é maior, nessa modalidade de tratamento é comum o paciente ter mais sensibilidade após a aplicação do gel.

Cuidados:

O principal cuidado que o paciente deve ter durante o clareamento dental, diz respeito a alimentação. Alimentos que possuem muita pigmentação, são desaconselháveis suas utilizações durante o tratamento, pois como os dentes se tornam mais permeáveis, a chance de absorção desses pigmentos são maiores. Deve ser evitado: refrigerantes a base de cola, café, suco de uva, vinho tinto, chás, açai e beterrabas principalmente. O cigarro também deve ser descontinuado, pois a nicotina amarela os dentes.

Expectativas:

Todo mundo quer ter um dente “branquinho”, mas tome cuidado com expectativas acentuadas. Costumo dizer que o tratamento chama-se “clareamento” e não “embranqueamento”. Isso significa dizer que seu dente pode não ficar branquinho como você deseja. Algumas pessoas possuem naturalmente dentes mais escurecidos do outras. O tratamento irá tornar o dente mais claro, a partir da cor natural do individuo. Converse com seu dentista para evitar futuras frustrações.

Contra-indicações:

A maioria das pessoas podem realizar o tratamento de clareamento dental. As contra-indicações são para pessoas que possuem muita sensibilidade nos dentes e/ou possuem muitas restaurações ou próteses na boca, pois essas não irão clarear.

Pastas Dentais

Algumas pastas dentais no mercado prometem clarear os dentes, porém contêm agentes muito abrasivo que até podem removem manchas superficiais, mas não conseguem agir em camadas mais profundas do dente.

Duração do tratamento:

A duração do tratamento pode variar de pessoa para pessoa, pois o hábito alimentar, uso de cigarro e higienização da boca são fatores importantíssimos para determinar a duração do tratamento. Após um ano do clareamento, o paciente poderá realizar um novo tratamento “retoque” para melhorar a cor dos seus dentes, caso ache necessário.

Manutenção do tratamento:

Após o clareamento dental é recomendado o controle na ingestão dos alimentos já citados anteriormente (refrigerantes a base de cola, café, suco de uva, vinho tinto, chás, açaí e beterrabas) além do fumo. A higienização da boca adequada com escovações diarias, uso de fio dental e raspadores de língua, é considerada importante na manutenção deo clareamento.

Dra. Juliana M. Campos
Estética Odontológica
CROSP 87.481