PREVENÇÃO: A importancia do retorno ao dentista, após o tratamento de implantes.

O tratamento com implantes dentários é para muitos a realização de um sonho, dado o tempo de desconforto que muitos passaram com próteses mal adaptadas, mastigações ineficientes e o comprometimento do sorriso. Grande parte dessas pessoas batalharam durante algum tempo, para conseguir realizar esse sonho e quando o tratamento é finalizado, o retorno da auto-estima perdida e a felicidade da conquista é exalada e representada pelo novo sorriso. Mas e agora? Com a instalação dos seus novos dentes sobre os implantes, terminou o tratamento? Grande parte dos pacientes acreditam que sim, pois os dentes novos já estão na boca…Porém o tratamento não acabou!

Você já deve ter ouvido dizer por algum profissional ou propaganda de creme dental: “Visite seu dentista regularmente”. A razão de visitas periódicas ao dentista tem alguns “porquês”, que são a prevenção e a manutenção do tratamento realizado. A partir do momento que você encontra-se com sua saúde bucal em dia e você faz visitas continuas ao dentista, possuindo uma boa higienização de boca, você diminui consideravelmente as chances de surgimentos de problemas mais simples como uma cárie ou uma inflamação gengival, assim como um problema mais sério, pois você está sempre prevenindo. Caso aconteça algo fora da normalidade, como você está sempre no consultório dentário, o profissional resolverá seu problema com mais facilidade, menos consultas e menos gastos para você. Outra boa razão dos retornos programados é a manutenção do tratamento já realizado. O dentista tem a oportunidade de verificar de tempo em tempo o tratamento que ele executou, podendo identificar se está tudo em ordem, ou se é necessário alguma intervenção. Com isso o paciente ganha na longevidade do tratamento que submeteu-se, valorizando ainda mais o valor investido no tratamento.

Como todos os tratamentos, os implantes merecem cuidados especiais, tendo em vista que o investimento é maior. Alguns problemas como: inflamações na gengiva (chamado de periinplantite) pode acontecer, além de infecções ou algum problema de conexão dos implantes, levando a uma perda dos implantes caso nada seja feito rapidamente.

Para quem realizou um tratamento de implantes é fundamental retornos periódicos para que o dentista possa checar a saúde dos implantes e prevenir problemas. O retorno semestral é o ideal para um bom controle e manutenção da saúde bucal. Dessa maneira você vive melhor, com a saúde bucal controlada e em dia, longe de problemas.

Caso ainda tenha alguma dúvida entre em contato conosco, teremos o prazer em atendê-lo.