Por que os dentes levam choques quando mordemos papel alumínio?

Por que os dentes levam choques quando mordemos papel alumínio?

Sabe quando você está devorando aquela barra de chocolate deliciosa e sem querer acaba mordendo um pedaço do alumínio causando aquele choque insuportável nos dentes? Pois é, existe uma explicação para isso. Bom, quem tem amálgama nos dentes provavelmente já deve ter passado por essa situação nada agradável, e essa dor aguda pode ser explicada pela eletroquímica, que tem como um de seus objetivos de estudo a produção de corrente elétrica por meio de reações de oxirredução.

Tudo começa quando tem início a pressão da mordida com dois metais em contato em um ambiente úmido, no caso a boca. Aí, quando acontece essa pressão que provocamos quando mordemos a folha de alumínio em um ambiente cheio de saliva e sais, o resultado é eletrizante. Nesses tais metais existe uma diferença de potência eletroquímica, o que faz com que elétrons saiam do alumínio em direção ao dente.

Em seguida, essa espécie de corrente elétrica é conduzida até a raiz do dente e, chegando lá, gera alguns impulsos que quando chegam ao cérebro, nos fazem interpretar tudo isso com dor. E aí não tem mais jeito, é esperar a dor passar e analisar bem o papelzinho do chocolate antes de come-lo.

fonte: odontonoticias.com.br/