ESTUDO APONTA NOVA LIGAÇÃO ENTRE PERIODONTITE E AVC

ESTUDO APONTA NOVA LIGAÇÃO ENTRE PERIODONTITE E AVC

Um novo estudo revelou uma relação entre periodontite crônica e o infarto lacunar, duas doenças muito comuns entre os idosos. Enquanto a periodontite crônica é uma doença inflamatória da gengiva, o infarto lacunar é uma doença que acomete as pequenas veias cerebrais e que pode levar a um acidente vascular cerebral (AVC).

Mais pesquisas são necessárias para o melhor entendimento dessa ligação. A hipótese, no entanto, é que a periodontite acarreta em uma inflamação sistêmica e, como resultado, a saúde dos vasos sanguíneos poderia se afetada. Por outro lado, periodontite crônica e infarto lacunar dividem os mesmos fatores de risco, como hipertensão, diabetes e colesterol alto.

“Nós observamos que as pessoas diagnosticadas com periodontite tinham cerca de quatro vezes mais chance de desenvolver um AVC lacunar, quando comparadas a indivíduos sem periodontite. Se pesquisas futuras confirmarem nossas descobertas, estudos com intervenções devem ser realizados para verificar os possíveis benefícios de um tratamento periodontal em pacientes com AVC lacunar e periodontite”, diz Dr. Yago Leira, principal autor da pesquisa. O trabalho, intitulado “Periodontal treatment may also decrease systemic inflammation and, therefore, it may reduce the risk of developing lacunar infarct.”, foi publicado na edição de julho do European Journal of Neurology.

fonte: www.dentalpress.com.br/