?Doenças articulares são muito comuns e …

?Doenças articulares são muito comuns e causam dúvidas nas pessoas quantos ao tratamento com implantes dentários.

?Entenda quais são os cuidados que você deve ter nessa situação e tranquilize-se:

? Doenças Articulares x Implantes Dentários

As doenças relacionadas com as articulações são muito comuns atualmente, assim como a procura desses pacientes pelo tratamento com implantes dentários. Pacientes com moléstias reumáticas, 90% possuem artrite reumatoide, osteoartrite ou gota. Mas afinal, o que o paciente que possui essas condições deve saber?

❗A artrite reumatoide envolve simetricamente múltiplas articulações, sendo as mãos e os punhos as mais afetadas. A osteoartrite é a forma mais comum da artrite, sendo resultado do colapso da cartilagem articular e secundária a ruptura mecânica da articulação. Por fim a gota é uma artrite inflamatória aguda que usualmente envolve uma única articulação.

? O tratamento de pacientes com doenças articulares não é contra-indicado, sendo apenas indicado alguns cuidados pré-operátorios.
⭐ Todos pacientes com doenças articulares devem realizar um exame de sangue para verificação do tempo de coagulação, já que esses pacientes geralmente fazem uso de medicações que podem interferir na coagulação do sangue. É indicado ainda o uso de antibioticoterapia profilática (dose de antibiótico uma hora antes do procedimento).

? Seguindo-se esses cuidados, diminuímos consideravelmente o risco de complicações pós-operatórias e temos um tratamento mais seguro e previsível.

Dr. Renato Jordão – CROSP 61209
Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial
Especialista em Implantes Osseointegrados